NOTÍCIA

Rede Solidária apoia o Hospital Pequeno Príncipe

A Rede Solidária de Curitiba tem um projeto contínuo de apoio ao Hospital Pequeno Príncipe, que é a maior instituição de saúde exclusivamente pediátrica do Brasil. A rede repassa verbas ao Hospital a cada seis meses e elas ajudam diretamente o programa Família Participante. A doação mais recente foi feita em julho de 2013, no valor de R$ 18 mil. Com o montante foi adquirida mais de 1,7 tonelada de carne bovina, quantidade necessária para servir carne em duas das quatro refeições diárias oferecidas aos beneficiários do projeto durante 61 dias.

O Família Participante é um programa pioneiro na adoção de medidas que se tornariam políticas públicas e surgiu na década de 1980. Por meio dele, integrantes da família podem acompanhar as crianças e os adolescentes durante todo o período de internamento deles no Hospital. Em 2012, o projeto beneficiou mais de 13 mil pacientes, 23 mil familiares foram capacitados, 115 mil refeições foram servidas e 2 mil kits de higiene foram entregues. Além disso, são disponibilizadas ininterruptamente poltronas reclináveis ao lado do leito do paciente, sala de descanso, apoio psicológico e social, e atividades de educação, cultura e lazer.

No âmbito geral, o Pequeno Príncipe – que tem 390 leitos – somou no último ano aproximadamente 341 mil atendimentos ambulatoriais, 24 mil internações e 18 mil cirurgias. Cerca de 70% da sua capacidade de atendimento é destinada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e o suporte do governo federal cobre aproximadamente 42% do custo diário de cada acompanhante do Família Participante.

IMOBILIÁRIAS SOLIDÁRIAS